20/04/2009

A Agitação Revolucionária - 11 de Março e 25 de Novembro de 1975

Em 11 de Março de 1975, o general Spínola, , descontente com os rumos da revolução, desencadeou um movimento armado apoiado pelos militares conservadores. As forças MFA dominaram facilmente esse golpe e o país entrou numa fase de agitação revolucionária.
No dia 25 de Abril 1975, foram realizados as primeiras eleições livres, para escolher os deputados à Assembleia Constituinte.
O governo, chefiado pelo coronel Vasco Gonçalves, decretou a nacionalização dos bancos e dos grandes grupos empresariais.
Através da reforma agrária, os latifúndios do Alentejo e Ribatejo foram expropriados e transformados em unidades colectivas de produção.
A Radicalização politica do Verão de 1975 pelo Partido Comunista e pelos partidos da extrema esquerda, um grupo de militares, subscreveu um manifesto que condenava os extremismos e apelava a construção de uma sociedade democrática livre e tolerante. Em 25 de Novembro de 1975, na sequência de um novo levantamento militar, as forças moderadas tomaram poder pondo termo á fase extremista do processo revolucionário.
Em 25 de Novembro de 1975, um novo levantamento militar tomou o poder pondo termo à fase extremista do processo revolucionário.