20/04/2009


Em 1945, Portugal era um país economicamente atrasado. em que a maioria da população praticava uma agricultura tradicional e pouco produtiva. Apenas nos anos cinquenta se intensificaram a electrificação e a industrialização e se abriu o Pais ao investimento estrangeiro e ao turismo. O relativo crescimento económico dos anos 50 e 60 não impediu um enorme surto de emigração que fez sair de Portugal mais de um milhão de pessoas.
O regime salazarista recusou sempre a democratização, apoiado na censura e numa polícia política (a PIDE) violenta e discricionária. Apesar da repressão policial e da censura, a oposição democrática contestou sistematicamente O regime ditatorial, sobretudo na altura das campanhas eleitorais. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 1958. quando o general Humberto Delgado se candidatou à Presidência da República. O regime salazarista rejeitou a concessão da autonomia às colónias portuguesas. o que custaria ao País uma prolongada guerra colonial. Em 1968, Salazar foi substituído por Marcelo Caetano. mas o novo chefe do Governo limitou-se a dar continuidade ao regime. O principal problema do país. as guerras em África. continuou sem solução.
Em 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA) iniciou uma revolução que devolveu a Portugal a democracia e permitiu a descolonização. Com a adesão de Portugal à CEE/União Europeia, em 1986. iniciou-se uma época de profundas transformações Sociais, económicas e culturais